Avanço de uma frente fria favorece ocorrência de temporais no RS

Por Regional 24 Horas em 12/02/2024 às 14:32:37

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, ao longo desta segunda-feira o avanço de uma frente fria sobre o oceano favorece a ocorrência de temporais pontuais na metade Sul, com chuva pontualmente intensa, eventual queda de granizo e rajadas fortes de vento, podendo atingira até 80 km/h durante esses temporais. Os acumulados pontuais podem passar dos 50 mm/dia. As temperaturas permanecem elevadas, variando entre 31 e 39°C


Com isso, há risco para transtornos devido às chuvas e ventos pontualmente intensos durante os temporais e queda de granizo. Os acumulados podem passar de 75 mm/dia no Campanha, Missões,Centro, Vales, RMPOA e Nordeste. Nas demais regiões os acumulados variam entre 35 e 55 mm/dia.

Na quarta-feira, o tempo firme volta a predominar em quase todo o RS. No Noroeste, Norte e Nordeste, há condição para chuva pontualmente moderada com trovoadas. A tendência é que a quinta-feira seja de tempo estável em praticamente todo o Estado.

A tendência é que na quarta-feira uma região de alta pressão favoreça o tempo estável com sol entre poucas nuvens em praticamente todo o Estado. No Norte e Nordeste há condição de chuva pontualmente moderada com trovoadas.

A Metsul Meteorologia lembra que a instabilidade vem ocorrendo há vários dias no RS, mas de forma muito localizada. No sábado, por exemplo, houve a formação de áreas de instabilidade devido ao calor intenso e houve chuva mal distribuída, apesar de forte a intensa em algumas poucas localidades.
Estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia no Rio Grande do Sul registraram acumulados de chuva de 56 mm em Frederico Westphalen, 24 mm em Capão do Leão, 18 mm em Palmeira das Missões, 13 mm no Chuí, e 7 mm em Caçapava do Sul e em São Luiz Gonzaga.

Fonte: Rádio Guaíba

Comunicar erro
02

Comentários

03