O tomógrafo do Hospital Casa de Saúde completa, nesta quarta-feira (03), seu primeiro ano de funcionamento. Nesse período, foram realizados 7.199 exames, em cerca de 4 mil pacientes. O aparelho é fruto de um convênio assinado entre o Hospital Casa de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), que disponibilizou R$ 1,3 milhão para a aquisição de um tomógrafo computadorizado. O recurso, que faz parte do programa do governo gaúcho Avançar na Saúde, foi repassado para a instituição de saúde em novembro de 2022.
O aparelho, que realiza exame de imagem à base de radiação, trouxe mais agilidade no processo de diagnóstico de doenças e eficiência no tratamento dos pacientes do Hospital. Com uma média de 600 exames realizados por mês, Rejane Barcellos, coordenadora do setor diagnóstico por imagem, pontua melhorias com a implementação do equipamento na rotina de exames:
– O fluxo de atendimentos e exames aumentou e agora podemos receber pacientes eletivos e de urgência, com um diagnóstico mais preciso e, assim, poder dar seguimento ao tratamento adequado.
O Hospital Casa de Saúde ficou quatro anos sem oferecer o exame devido a problemas no funcionamento do equipamento antigo. A implementação do aparelho na instituição beneficia pacientes de Santa Maria e de outros 33 municípios da região central do Estado. O encaminhamento é feito via Sistema Nacional de Regulação (SISREG).
Segundo a administradora do hospital, Ariéle Pereira, o equipamento foi uma grande conquista para a instituição, que conseguiu aprimorar ainda mais os serviços prestados aos pacientes:
– Neste primeiro ano, celebramos não apenas a aquisição de um equipamento, mas principalmente os benefícios que ele tem trazido para a saúde e o cuidado com nossos pacientes, aliado a um diagnóstico preciso e confiável. Estamos comprometidos em continuar oferecendo um serviço eficiente, gratuito e priorizando sempre o bem-estar e a saúde daqueles que atendemos.
Atualmente, o hospital Casa de Saúde realiza uma média mensal de 3 mil exames (raio-x, mamografia e ultrassonografia), além de 3,2 mil atendimentos no ambulatório, cerca de 500 internações, 200 atendimentos na maternidade (entre avaliações e internações), bem como cerca de 180 cirurgias.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Tempórea Comunicação Estratégica Ana Júlia Müller / Jornalista