Rio Grande do Sul faz campanha por doação de livros e material escolar

O governo do Rio Grande do Sul iniciou, nesta segunda-feira (10), a campanha Mochila Cheia, para pedir a doação de livros e material escolar a crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram afetados pelas enchentes do fim de abril e parte do mês de maio.

Por Arlei Silveira (mtb 0020630) em 10/06/2024 às 17:38:02
Foto: Governo RS

Foto: Governo RS

O governo do Rio Grande do Sul iniciou, nesta segunda-feira (10), a campanha Mochila Cheia, para pedir a doação de livros e material escolar a crianças e jovens da rede estadual de ensino que foram afetados pelas enchentes do fim de abril e parte do m√™s de maio.

A meta da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) é arrecadar o suficiente para montar cerca de 100 mil kits escolares completos que possibilitem que os estudantes voltem às aulas em boas condições.

Entre os itens sugeridos para doação estão mochilas, cadernos, conjuntos de l√°pis de cor e canetas hidrocor, apontadores, giz de cera, caneta (azul, preta ou vermelha), estojos, l√°pis preto e lapiseiras, caixas de grafite, borrachas, calculadoras, réguas e squeezes (garrafas para transportar l√≠quidos).

A direção-geral da Seduc far√° a seleção e a organização dos donativos para compor cada kit, de acordo com idade e série escolar do benefici√°rio.

Livros de literatura

A secretaria estima que ser√° necess√°rio recompor o acervo m√≠nimo em 138 bibliotecas escolares destru√≠das pelas enchentes nos munic√≠pios ga√ļchos. Para isso, são necess√°rios 48.662 t√≠tulos de literatura brasileira e universal em bom estado. A intenção é arrecadar, aproximadamente, cinco exemplares por aluno e atingir a meta de 245.090 livros doados.

Por isso, a campanha estadual Mochila Cheia também aceitar√° livros de literatura infantojuvenil. A lista completa dos livros est√° dispon√≠vel no site da Seduc.

O primeiro ponto de coleta da campanha Mochila Cheia est√° localizado em Porto Alegre, na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira (Rua Furriel Lu√≠z Antônio de Vargas, 135, bairro Bela Vista). O espaço funciona das 10h às 16h.

No interior, as doações serão organizadas pelas Coordenadorias Regionais de Educação, que definir√° os locais onde os itens estão sendo recebidos.

Situação da educação

O Rio Grande do Sul conta com 2.338 escolas p√ļblicas estaduais, com mais de 741,8 mil estudantes matriculados em 2024.


De acordo com boletim do governo estadual que atualiza diariamente o panorama de escolas, 94,2% do total de unidades de ensino estaduais j√° retomaram as atividades, com 92,8%, ou 688.387 estudantes, de volta às salas de aula.

Porém, 1.086 escolas estaduais foram impactadas pelas fortes chuvas em 255 munic√≠pios ga√ļchos. Essas unidades foram danificadas, t√™m problemas de acesso ou estão servindo de abrigo emergencial a fam√≠lias que foram forçados a deixar as próprias casas por causa dos temporais.

Comunicar erro
02

Coment√°rios

03
Universitarias Club Goiania