Água sobe, inunda ruas e expulsa moradores de Eldorado do Sul

Por Regional 24 Horas em 24/06/2024 às 15:24:48
Água tornou a inundar ruas em Eldorado do Sul | Foto: Camila Cunha

Água tornou a inundar ruas em Eldorado do Sul | Foto: Camila Cunha

A chuva elevou os níveis do Guaíba e do Rio Jacuí, o que tornou a inundar ruas em Eldorado do Sul, na região Metropolitana. Além disso, o vento que sopra na direção Sul represa a água e deixa vias intransitáveis. Até o início da tarde, mais de 60 pessoas já tinham saído de casa.

Os bairros dos bairros Sans Souci, Itaí, Sol Nascente, Cidade Verde e Picada estão parcialmente alagados. A Defesa Civil alerta que as localidades são áreas de risco e os moradores devem buscar abrigos na cidade ou no município vizinho, Guaíba.


O aposentado Dirlei dos Santos Vieira, de 67 anos, tinha um bar na região. Em maio, a água chegou a ultrapassar dois metros e destruiu o estabelecimento.

"Agora sempre que chove temos receio de outra inundação. Morro em Eldorado do Sul há mais de 30 anos e nunca tinha presenciado algo similar ao que ocorreu. Não sobrou quase nada no nosso bairro", disse o homem com lágrimas nos olhos.

Eldorado do Sul tem uma população de aproximadamente 40 mil habitantes. Destes, cerca de 30 mil foram afetados por chuvas e enchentes.

De acordo com a prefeitura, quase 5,5 mil pessoas estão desalojadas e outras 557, em abrigos da cidade ou de municípios vizinhos. A estimativa é que 97% da área urbana e 80% da área total do município ficaram submersas em maio.

Fonte: Rádio Guaíba

Comunicar erro
02

Comentários

03
Universitarias Club Goiania