MP investiga empresa suspeita de aplicar golpes em idosos que buscam revisão da aposentadoria no RS

Por Regional 24 Horas em 25/06/2024 às 14:29:25

Uma empresa, suspeita de aplicar golpes em idosos que buscam a revisão da aposentadoria ou empréstimos consignados, é alvo de investigação do Ministério Público. A ofensiva, chamada de Sucumb√™ncia, cumpre mandados em quatro cidades do Rio Grande do Sul.

A operação e a investigação são realizadas pelo promotor de Justiça Mauro Rockenbach, da 9¬™ Promotoria de Justiça Especializada Criminal de Porto Alegre. Segundo ele, a apuração continua e, por isso, todo o material apreendido ser√° analisado e usado como provas contra a empresa e para identificar mais envolvidos nos golpes.

O primeiro passo dos golpistas é abordar idosos que possam ser vítimas. A principal forma é por meio de entrega de panfletos por parte de funcion√°rios da empresa. Em alguns casos, quando os suspeitos j√° t√™m algum contato de idosos, fazem ligações via WhatsApp e o objetivo sempre é o mesmo: revisão da aposentadoria ou de empréstimos consignados.

Depois disso, é marcada uma reunião na sede – ou filiais – da consultora com falsos representantes do INSS, geralmente funcion√°rios da empresa que se passam por peritos, para convencer a vítima a fornecer a senha de acesso ao banco de dados de Previd√™ncia. De posse destes dados, os investigados cobram do idoso um valor referente aos honor√°rios do serviço para ingresso de ações judiciais revisionais de aposentadoria. A empresa, muitas vezes, não ingressa com estas ações de revisão, ficando com o valor cobrado do idoso.

Fonte: Rádio Guaíba

Comunicar erro
02

Coment√°rios

03
Universitarias Club Goiania