Restinga Sêca registra dois casos positivos de Raiva Bovina

Por Regional 24 Horas em 25/06/2024 às 14:54:15

O município de Restinga Sêca teve dois casos positivos de Raiva Bovina confirmados. A confirmação foi divulgada na manhã desta terça-feira, dia 25, por Jaime Brum Carlos, chefe da Inspetoria de Defesa Agropecuária restinguense em entrevista ao vivo à Rádio Integração.

Conforme Jaime, não se trata de um surto, pois foram dois casos isolados registrados em animais na comunidade de São Roque e Colônia Diniz, interior do município. A raiva é uma doença viral transmitida por morcegos hematófagos e entre os sintomas apresentados por animais infectados está o seu isolamento dos demais, sinais neurológicos como salivação intensa, tremores musculares, andar cambaleante, entre outros.

"Já era mais ou menos esperado esses casos devido a essas enchentes que ultrapassaram todos os limites. Isso, com certeza, atingiu o refúgio dos morcegos e, com isso, eles saem desesperados e chegam em refúgios que já estão habitados e dá "peleia". Nesse contato entre eles, se tem algum que já está infectado com o vírus da raiva, acaba passando para os demais", explicou Jaime durante a entrevista.

A prevenção da Raiva Bovina é a vacinação do rebanho anualmente. Como forma de diagnosticar cada caso, a Inspetoria de Defesa Agropecuária solicita para que os produtores rurais que suspeitarem que o gado esteja infectado, que entre em contato para que uma equipe especializada faça a avaliação do animal e providencie as mediadas cabíveis se necessário.

Fonte: Rádio Integração FM 98.5

Comunicar erro
02

Comentários

03
Universitarias Club Goiania