Julho Verde conscientiza população sobre câncer de cabeça e pescoço

Por Regional 24 Horas em 08/07/2024 às 15:31:16

Neste m√™s de julho, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) trabalha a campanha Julho Verde, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao Câncer de cabeça e pescoço. A campanha disponibiliza palestras informativas, visando reduzir situações de risco e fortalecer aqueles que j√° estão em tratamento.

A Associação busca, por meio das atividades, disseminar conhecimentos sobre os fatores de risco associados ao tipo de Câncer, que atualmente acomete 661 usu√°rios ativos nas 15 Unidades da Aapecan. Entre os temas abordados, destacam-se os h√°bitos alimentares, o consumo de tabaco e √°lcool, e a importância de rotinas saud√°veis. A Associação abre o di√°logo sobre a prevenção e os cuidados necess√°rios para a saúde integral.

A assistente social Carla Morais, da Aapecan Ijuí, é uma das profissionais envolvidas na campanha, e destaca a importância das palestras: "Na maioria das vezes, as pessoas recebem as informações com certo espanto, por não saberem que muitos h√°bitos existentes na sociedade, seja alimentar, vícios, rotinas, podem trazer tantos riscos. J√° as informações de acesso aos seus direitos no que se refere à saúde, sendo encaminhamentos de exames, acompanhamento e tratamento gratuito para quem quer parar de fumar, acesso nutricional e outros, são recebidos como forma de incentivo ao autocuidado e à saúde integral".

"Se sentir qualquer incômodo, é importante buscar ajuda médica", aconselha o usu√°rio da Aapecan de Bento Gonçalves, Luiz José Fabris, de 67 anos, que recebeu o diagnóstico de câncer na cabeça e no pescoço h√° apenas tr√™s meses. Residente no município de Vista Alegre do Prata (RS), ele relata que procurou assist√™ncia médica assim que percebeu algo fora do comum em sua garganta. Desde o primeiro exame em março até o término do tratamento, foram tr√™s meses intensos. "Corremos na frente da m√°quina, não é mesmo?", alerta.

A iniciativa visa, ainda, fortalecer emocionalmente as pessoas em tratamento, proporcionando um espaço de acolhimento e troca de experi√™ncias. Dessa forma, a Aapecan reforça sua contribuição para a redução da incid√™ncia do Câncer de cabeça e pescoço e melhorar a qualidade de vida dos usu√°rios e suas famílias.

Na Aapecan Santa Maria, assim como nas outras 14 unidades da Associação no Rio Grande do Sul, diversas ações serão realizadas ao longo m√™s, a fim de conscientizar a população. Na próxima terça-feira (09/07), a equipe de Santa Maria realizar√° uma blitz informativa no posto da Polícia Rodovi√°ria Federal. Também haver√° ações nas cidades vizinhas São Martinho da Serra e Itaara. Para fechar o m√™s, no dia 25 de julho, haver√° uma atividade com palestra do Julho Verde, no auditório da Cresol.

Para mais informações sobre as atividades e os contatos com a Aapecan mais próxima de voc√™, acesse www.aapecan.com.br ou pelo telefone (55) 99672-647 (Deivid Pazatto, assessor de comunicação).

Comunicar erro
02

Coment√°rios

03
Universitarias Club Goiania