Com quase 10 milhões, nĂșmero de universitĂĄrios Ă© o maior em nove anos

O número total de estudantes dos cursos de ensino superior no Brasil, contando tanto os presenciais quanto os da modalidade a distância, cresceu 5,6% em 2023 na comparação com 2022.

Por Arlei Silveira (mtb 0020630) em 03/10/2024 às 17:13:32
Foto: Agência Brasil - EBC

Foto: Agência Brasil - EBC

O nĂșmero total de estudantes dos cursos de ensino superior no Brasil, contando tanto os presenciais quanto os da modalidade a distância, cresceu 5,6% em 2023 na comparação com 2022. Segundo o Ministério da Educação, com base no Censo de Educação Superior, são 9,9 milhões de alunos matriculados, o maior registrado em nove anos.

O censo traz também que existem hoje 4,9 milhões de matrĂ­culas nos cursos a distância, o que representa 49% do total. Para o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnĂ­sio Teixeira), as projeções apontam que neste ano os estudantes nos chamados cursos de educação a distância (EADs) devem superar os matriculados em cursos presenciais.

Hoje a diferença entre as duas modalidades é de apenas 150.220 matrĂ­culas.

Educação a distância

O nĂșmero de cursos de educação a distância no paĂ­s cresceu 232% no perĂ­odo compreendido entre 2018 e 2023. O impulso da modalidade aconteceu com a pandemia de Covid-19, em 2020.

As instituições privadas respondem pela ampla maioria dos inscritos nos cursos EADs: 79,3% no total. O crescimento da modalidade de 2022 a 2023 na rede particular ficou em 7,3%. As instituições pĂșblicas, por sua vez, assistiram a uma diminuição de 0,4% das vagas ocupadas na modalidade a distancia, o que representa 20,7%, no mesmo perĂ­odo.

"O nĂșmero total de alunos matriculados no ensino superior cresceu, o que é uma boa notĂ­cia para o paĂ­s. Essa tendĂȘncia confirma os dados das pesquisas que divulgamos. Notamos que o nĂșmero de alunos matriculados nos cursos EaD praticamente igualou o nĂșmero de alunos nos cursos presenciais, que vem caindo gradativamente, como modalidade", disse Celso Niskier, diretor presidente da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior).

"Nosso desafio é investir na qualidade da educação a distância, que é a que permite a democratização do acesso ao ensino superior em todo o Brasil", completou o dirigente da associação.

Cotas

Além disso, o Censo de 2023 do MEC revelou que 51% dos alunos cotistas concluĂ­ram seus cursos, percentual superior ao de estudantes não cotistas, que ficou em 41%. A pesquisa mostrou que o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) contribuĂ­ram para os Ă­ndices de estudantes que conseguiram concluir seus cursos.

Um outro dado, medido pela primeira vez no Censo, demonstrou que entre aqueles que concluĂ­ram o ensino médio em 2022, 27% chegaram à educação superior no ano seguinte. Destes, os maiores percentuais dos alunos que atingiram o terceiro grau estão entre os estudantes de ensino médio das escolas federais, com 58%. Entre os da rede privada, foram 59% do total que passaram para o ensino superior.

Comunicar erro
02

ComentĂĄrios

03
Universitarias Club Goiania
Buscar acompanhantes:
$('#blogsecolunas').on('slide.bs.carousel', function(e) { var $e = $(e.relatedTarget); var idx = $e.index(); var itemsPerSlide = 3; var totalItems = $('.carousel-item').length; if (itemsPerSlide < totalItems) { if (idx >= totalItems - (itemsPerSlide - 1)) { var it = itemsPerSlide - (totalItems - idx); for (var i = 0; i < it; i++) { if (e.direction == "left") { $('.carousel-item').eq(i).appendTo('.carousel-inner'); } else { $('.carousel-item').eq(0).appendTo('.carousel-inner'); } } } } }); $(function(){ $('.carousel-control').click(function(e){ e.preventDefault(); $('#blogsecolunas').carousel( $(this).data() ); }); });