A 3ª Festa Nacional do Azeite de Oliva (Fenazeite) tem início nesta sexta-feira, 29, em Caçapava do Sul, município distante cerca de 270 quilômetros de Porto Alegre, na Região Sudeste do Estado. Com encerramento previsto para o próximo domingo, 1º, o evento é realizado na região mais premiada do Brasil na produção de azeites extravirgem.
"Temos algo próximo a 350 premiações no município. É o terroir mais premiado do Brasil, com certeza", diz Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva).
Caçapava do Sul é considerado o berço da olivicultura no Rio Grande do Sul e o segundo maior produtor no Estado, depois de Encruzilhada do Sul (na safra anterior, Pinheiro Machado liderou a oferta). O RS, por sua vez, responde por 70% da produção nacional.
A presidente da Associação dos Olivicultores do Sul do Brasil (Olisul) e diretora do Ibraoliva, Rosane Abdala, lembra que houve experiências anteriores, nos anos 1960 e 1970, de plantio de mudas de oliveira em municípios como Rio Grande e Pantano Grande. "Mas não vingou. Então, somos pioneiros nesta fase de expansão do cultivo e da produção de azeites", explica. A fase à qual Rosane se refere teve início em 2002, com a implantação dos primeiros pomares na região.
Caçapava do Sul reúne dez marcas de azeite (Alma do Segredo, Cerro das Oliveiras, Costi Olivos, Don José, Guaritas, Nuance, Olivas da Coxilha, Olivas São Pedro, Prosperato e Vila do Segredo). Seu território foi reconhecido, em 2023, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como Geoparque Mundial, em razão de seu patrimônio natural e cultural.
No ano passado, aproximadamente 15 mil pessoas circularam pelos três dias do evento, de acordo com Rosane. Na edição de 2024, além do encontro com produtores, o público terá a oportunidade de participar de roteiros turísticos, em caminhão militar, pela região. As saídas, a partir do sábado, dia 30, ocorrerão a cada 30 minutos. Também estarão presentes 32 expositores de artesanato e de agricultura familiar, "privilegiando os produtos do geoparque de Caçapava do Sul", salienta Fernandes.
A programação da festa, no Largo Farroupilha, inclui também atrações gastronômicas, como já tradicional carreteiro oferecido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), no domingo, e culturais. No dia 30, por exemplo, Marcello Caminha e Duca Leindecker sobem ao palco. No domingo, dia 1º, será a vez do Quarteto Coração de Potro e de Joca Martins. A programação completa pode ser conferida por meio da página da Fenazeite no Instagram.
Fonte: Rádio Guaíba