InfoGripe indica sinal de queda de casos de SRAG no paĂ­s

O Boletim Infogripe da Fiocruz indica sinal de queda no país dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas tendências de longo prazo (últimas seis semanas) e de curto prazo (últimas três semanas).

Por Regional 24 Horas em 09/01/2025 às 17:34:06
Foto: Agência Brasil - EBC

Foto: Agência Brasil - EBC

O Boletim Infogripe da Fiocruz indica sinal de queda no paĂ­s dos casos de SĂ­ndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas tendĂȘncias de longo prazo (Ășltimas seis semanas) e de curto prazo (Ășltimas trĂȘs semanas). No entanto, hĂĄ sinalização de crescimento da tendĂȘncia de longo prazo em cinco estados: Alagoas, ParaĂ­ba, Acre, Rondônia e Roraima. O rinovĂ­rus permanece como o principal vĂ­rus responsĂĄvel pelos casos de SRAG em crianças e adolescentes de até 14 anos nas Ășltimas semanas, enquanto a Sars-CoV-2 (Covid-19) predomina entre os idosos.

Segundo a Fiocruz, a incidĂȘncia semanal média de SRAG por Covid-19 nas Ășltimas semanas tem apresentado maior impacto nas crianças pequenas e em idosos, enquanto a mortalidade tem sido mais elevada entre os idosos a partir de 65 anos. "No estado do CearĂĄ, mantém-se o aumento de casos de Covid-19 jĂĄ constatado em boletins anteriores, especialmente entre jovens e adultos, com sinais de desaceleração entre idosos", afirma a pesquisadora Tatiana Portella, do Programa de Computação CientĂ­fica da Fiocruz e coordenadora do InfoGripe.

A pesquisadora informa que o aumento de casos de SRAG entre idosos em diversos estados do Nordeste (ParaĂ­ba, Rio Grande do Norte, Sergipe e Maranhão), e do Norte (Amazonas, Acre, ParĂĄ e Rondônia) sugere uma possĂ­vel associação com a Covid-19. "No entanto, os dados laboratoriais disponĂ­veis até o momento nesses estados ainda são insuficientes para estabelecer uma associação mais precisa", esclarece Tatiana. O Boletim registra ainda que em Alagoas e Roraima o cenĂĄrio ainda é oscilante, mas sugere atenção devido ao aumento de casos de Covid-19 em muitos estados das regiões Norte e Nordeste.

A prevalĂȘncia de casos positivos, nas Ășltimas quatro semanas epidemiológicas, foi assim distribuĂ­da: 7,7% eram influenza A; 4,9% eram influenza B; 13% eram vĂ­rus sincicial respiratório (VSR); 26,9% eram rinovĂ­rus; e 41,3% eram Sars-CoV-2. Entre os óbitos, a prevalĂȘncia entre os casos positivos foi de 7,4% para influenza A; 5,6% para influenza B; 0,9% para VSR; 9,7% para rinovĂ­rus; e 74,1% para Sars-CoV-2.

Comunicar erro
02

ComentĂĄrios

03
Universitarias Club Goiania
Buscar acompanhantes:
{"titulo":"Quer receber notifica\u00e7\u00f5es em tempo real e n\u00e3o perder nenhuma not\u00edcia importante?","subtitulo":"Voc\u00ea pode cancelar quando quiser","cor":"#CA0A00","botao":"Aceito","logo":"https:\/\/regional24h.com.br\/hf-conteudo\/uploads\/layout\/logo_aac869f9fea7f5fa08d02afd0dabd940.png"}