Foto: Agora RN
Para participar, as escolas devem acessar o site www.obmep.org.br, preencher a ficha de inscrição disponĂvel, informar o código MEC/INEP e criar uma senha de acesso. No regulamento, estão disponĂveis informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na competição.
Todos os anos a Obmep reĂșne mais de 18 milhões de estudantes. Criada pelo Instituto de MatemĂĄtica Pura e Aplicada (Impa) em 2005, a competição é promovida com recursos do Ministério da CiĂȘncia, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Neste ano, a olimpĂada comemora 20 anos.
A competição tem duas fases. A primeira fase é uma prova objetiva de 20 questões, que serĂĄ aplicada em 3 de junho. JĂĄ a segunda fase é voltada para os classificados na primeira etapa, que fazem uma prova discursiva de seis questões, em 25 de outubro.
As questões são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno. O nĂvel 1 é voltado para o 6Âș e 7Âș ano do ensino fundamental; o nĂvel 2, para o 8Âș e 9Âș ano do ensino fundamental; e, o nĂvel 3, para o ensino médio.
A divulgação dos aprovados para a segunda etapa serĂĄ feita em 1Âș de agosto e a divulgação dos premiados em 22 de dezembro.
A Obmep vai distribuir 8.450 medalhas nacionais: 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze, além de 51 mil certificados de menção honrosa.
Os alunos premiados nacionalmente são convidados a participar do Programa de Iniciação CientĂfica Jr. (PIC), voltado para o incentivo e promoção do desenvolvimento acadĂȘmico. Os participantes de escolas pĂșblicas receberão uma bolsa de R$ 300.
Serão distribuĂdas ainda 20,5 mil medalhas estaduais para os alunos com os melhores desempenhos em cada estado.
Os professores também serão homenageados. Ao todo, 969 professores serão premiados e irão receber, além de diploma e livro de apoio, uma medalha de ouro especial. Os professores premiados vão concorrer ainda a oito viagens.