A semana começa com chuva na maioria das cidades da Fronteira Oeste

Por Regional 24 Horas em 22/04/2024 às 15:37:49

A trégua durou pouco e a semana começou com chuva nas cidades da Fronteira Oeste contribuindo para dificultar, em parte, os trabalhos de recuperação das áreas afetadas pelos temporais e cheia das semanas anteriores.


As duas famílias desalojadas, sendo uma na rua Sofia de Brum, bairro Vila Nova, e a outra, da rua Nelcy Fontoura Pedroso, do bairro Santo Antônio, devem retornar à moradia nas próximas 24 horas. A preocupação é com a chuva no município mesmo que moderada. Até o momento somou 21,4 mm.

Ao mesmo tempo, no baixo Uruguai, as últimas 48 horas registraram oscilação em parte da linha do rio – com São Borja anotando 6,50 m, retornando aos poucos a cota usual. Chove no município, preocupando a Defesa Civil.

Em Itaqui, o rio Uruguai em processo de lento de recuo medindo 7, 56 m – ainda perto do registro de alerta que é de 7,30 m. Choveu 20 mm até o momento. Na cabeceira, nas cidades de Porto Mauá, Porto Lucena e Garruchos, o rio recua passando a ser um alento aos ribeirinhos.

As autoridades monitoram o rio e ainda as consequências residuais das chuvas do último período.

Em Uruguaiana, o rio Uruguai anota 8,12 m, em elevação. A corrente ingressou no nível de alerta no final de semana (7,50 m). Estando a 38 cm da medida de inundação.

Equipes de trabalho atuam reparando vias urbanas e rurais danificadas pelo excesso de chuvas registradas nas últimas duas semanas enquanto o rio beira a orla. Até às 9h horas de hoje havia um acumulado de 30 mm de precipitação.

E no extremo da Fronteira Oeste, em Barra do Quaraí, o rio Quaraí, que margeia a cidade, mede 6,72 m, descendo os primeiros oito centímetros. O fenômeno não chegou a gerar repercussões na cidade, salienta Izair Rodrigues, coordenador da Defesa Civil municipal. A garoa, intercalada por momentos de sol, castiga o município desde a madrugada.

Em Manoel Viana, conforme com o coordenador de Proteção e Defesa Civil, André Meneghetti, o rio Ibicuí passou a declinar, em média, 2 cm por hora e marca 9,46 m, sendo 9,60 m a cota de inundação. A Praia e Camping Rainha do Sol está alagada. Conforme Meneguetti não há famílias afetadas, porém a expectativa volta-se para as condições climáticas na área da extensa bacia que compõem o rio.

Fonte: Rádio Guaíba

Comunicar erro
02

Comentários

03