Brasil no G20

Por Regional 24 Horas em 04/12/2023 às 11:38:50

O Brasil assumiu nesta sexta-feira, 1º de dezembro, a presidência rotativa do G20, grupo que reúne as 19 principais economias do mundo mais a União Europeia e a União Africana. É a primeira vez que o país comandará o bloco no formato atual. O mandato vai até 30 de novembro de 2024.

A presidência do G20 é um importante cargo diplomático que dá ao país anfitrião a oportunidade de liderar as discussões sobre as principais questões econômicas e políticas globais. O Brasil tem como objetivo promover três bandeiras centrais durante sua presidência: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável e reforma da governança global.

O país já começou a trabalhar na preparação da presidência do G20. Em setembro de 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, para discutir a agenda do bloco.

A cúpula de chefes de Estado e governo do G20 será realizada no Rio de Janeiro em novembro de 2024. Será a primeira vez que o evento será realizado na América Latina.

Fome e pobreza

A fome e a pobreza são duas das principais questões que o Brasil enfrentará durante sua presidência do G20. O país é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas ainda enfrenta problemas de fome e desnutrição.

O governo brasileiro pretende promover ações para aumentar a produção de alimentos, melhorar o acesso à alimentação e fortalecer a segurança alimentar.

Desenvolvimento sustentável

O Brasil também está comprometido com o desenvolvimento sustentável. O país tem uma longa história de compromisso com o meio ambiente e pretende promover ações para combater as mudanças climáticas, proteger a biodiversidade e promover o desenvolvimento sustentável.

Reforma da governança global

O Brasil defende uma reforma da governança global para torná-la mais inclusiva e democrática. O país pretende promover ações para fortalecer as instituições multilaterais, promover o diálogo entre as diferentes partes interessadas e promover um sistema internacional mais justo e equitativo.

Oportunidade para o Brasil

A presidência do G20 é uma oportunidade importante para o Brasil promover sua agenda internacional e fortalecer sua posição como um ator global relevante. O país tem um papel importante a desempenhar na busca de soluções para os desafios globais, como a fome, a pobreza, as mudanças climáticas e a desigualda

Fonte: Everson Gonçalves

02
03