Saudades do meu ex

Por Regional 24 Horas em 23/01/2024 às 10:48:56

Em 2021 Valdemar Costa Neto, presidente nacional do Partido Liberal (PL) filiou Jair Bolsonaro em sua sigla. E exultante colocava Bolsonaro como a liderança modelo para alavancar o seu partido. Até chegar no PL Bolsonaro já tinha passado por 8 partidos, e todos esses partidos fazendo parte do centrão, e ainda tentou criar uma legenda para chamar de sua, mas falhou. Mesmo Bolsonaro perdendo a eleição para Lula (PT), a sua popularidade inflou o PL e ajudou no crescimento de 77 para 99 deputados.

Mas nem tudo são flores, o Partido Liberal se encontra com dois terços alinhados ao Bolsonarismo e um terço mais "independente". E a poucos dias chegou ao ponto alto de divisão, quando surgiram destaques dos elogios de Valdemar ao Presidente Lula (PT). Valdemar disse que o petista é diferente do ex-presidente porque tem prestígio, embora não tenha "o carisma que Bolsonaro tem". "O Lula tem prestígio. Popularidade. Ele é conhecido por todos os brasileiros. O Bolsonaro não. O Bolsonaro teve um mandato só", disse Valdemar.

Em resposta, Bolsonaro foi gravado em uma reunião descontraída, mas mostrando preocupações com uma possível "implosão" do PL. Em resposta ao Jornal Folha, Valdemar frisou: "O que eu falei do Lula, eu falei porque é verdade. Se eu não falar a verdade, mas a repetição, que é o que me resta na política. Ninguém pode negar que ele foi bom presidente. Ele elegeu a Dilma [Rousseff]. Só que eu tava fazendo comparação: o Lula tem prestígio, Bolsonaro tem uma coisa que ninguém tem no planeta, carisma", disse à Folha. E ainda acrescentou: "Eles [extrema-direita] descem o cacete em mim quando eu falo isso. [Mas] Tiago o vice do Lula, José Alencar, que era de direita. Participamos do governo. Como é que vou falar mal do Lula? Se falar eu, não sou um cara sério", completou.

Seria uma outra forma de Valdemar expressar saudades do ex dele? Pois em 2002 Lula e Valdemar firmaram um acordo juntando PT e PL, uma chapa que foi vitoriosa e reeleita. Valdemar Costa Neto Herdou o PL Álvaro Vale, e se tornou Presidente do PL em 2000. E na chapa de 2002 indicou José Alencar para vice de Lula (PT). Os elogios ao Lula feitos por Valdemar incomodaram muito os bolsonaristas, levando inclusive Bolsonaro a criticar o líder maior de seu partido.

A verdade é que Valdemar Costa Neto é um exímio jogador político, já foi da base de Itamar Franco, participou ativamente do governo PT e trouxe Bolsonaro para o PL engrandecendo a ala conservadora de direita, criando a maior bancada, e participando do fundo eleitoral de forma poderosa. Mas sabemos que a relação com Bolsonaro não é fácil do ponto de vista partidário, pois o ex-presidente nunca manifestou fidelidade a nenhuma legenda.

Se por um lado Valdemar precisa de Bolsonaro como cabo eleitoral, (uma vez que está inelegível), por outro lado Bolsonaro também precisa da estrutura partidária do PL para se manter longe do ostracismo e continuar empregado pago pela legenda. O próprio Valdemar afirmou que Bolsonaro é melhor como cabo eleitoral do que como candidato. A verdade é que tanto Bolsonaro quanto Valdemar estão ligados a interesses mútuos. Mas Valdemar não esqueceu dos benefícios que seu ex (Lula e PT) lhe proporcionaram para alavancagem ao poder e consolidação do seu capital político ao PL.

Fonte: Everson Gonçalves

02
03