Querido leitor. Quantas vezes maldizemos o tempo que passa tão rápido e nos faz envelhecer sem aviso. Acontece! A IDADE chega, surgem as rugas, a pele que já apresenta sinais distorcidos, a estrutura do corpo, esse corpo físico que tanto nos orgulhou e que agora então já não é mais o mesmo, começa a nos incomodar de tantas maneiras...
A gente costuma enxergar e se prender ao externo, àquilo que representamos aos outros, ou pelo menos a gente pensa que representa. Nem sempre é assim acredite. Os anos se vão e com eles tantas coisas a nosso respeito também se foram, nossas alegrias, os medos, as crenças, os amores, os amigos, alguns familiares, os sonhos, ficaram pra traz, esquecidas, nós esquecemos.
Ou será que preferimos não lembrar? Escondermos tanto de nós mesmos só pra não ter que lidar com certas situações!? Muitas vezes é assim. Recuamos tantas vezes que nos tornamos incapazes de avançar. Desaprendemos. A gente não quer sofrer, evita sofrer e decepcionar os outros, sejam eles quem forem. A gente se anula! E o tempo passa igual... É preciso entender que a melhor maneira de ir atrás daquilo que te importa e te faz ser feliz de verdade, reside apenas em uma atitude. E atitudes independem da idade que se tenha!
O que pra muitos ainda representa um martírio, para tantos outros assim como pra mim por exemplo, tem servido de bálsamo. O alongar-se dos anos, as novas idades, têm trazido consigo um saber inigualável, um bem querer tão íntimo que a gente só consegue compreender quando realmente encontra o próprio sentido de si e em si mesmo, parece muito complexo colocar dessa forma. Mas não é. Basta parar um pouco e olhar seu reflexo, admirar sua imagem em um simples espelho ou até contornar sua sombra na terra ou numa poça d"agua... Tudo que você realmente é está ali!
A vida, o tempo, as circunstâncias, tudo começa e termina dentro da gente. O tempo ensina, nós aprendemos ou não. Vai mesmo de cada um. Tem uma frase que eu gosto muito e deixo de reflexão, serve pra ilustrar o que acontece com o passar desse tempo, da idade, e também de certas atitudes nossas e dos outros em relação a nós, pois tudo muda, se transforma...
"e quando se encontrar estarei no mesmo lugar – mas não esperando por ti."
Te contemplo com tempo...
" Eu gosto de te ver chegar... Tenho aprendido tanto contigo! Ah se todos aqueles que estão em minha volta soubessem reconhecer tua importância pra mim, certamente se alegrariam também. Iriam ao teu encontro de uma maneira melhor, mais sóbria e ao mesmo tempo contentes te enxergariam em mim com um sorriso nos olhos, de um jeito mais simples, mais doce... Sem medos! Iriam te admirar com o riso de uma criança a espera de um brinquedo novo, te contemplariam com olhos de alguém que depois de tantas experiências vividas reconhecem a diferença entre cada circunstância, e valorizam então cada instante que passa.
Sinto gosto em te esperar, sou grata a cada vez que te encontro em um novo ciclo de mim mesma, te espero ansiosa pois sei que traz novidades, tu chega fazendo barulho, bagunçando algumas coisas, por vezes aquietando tantas outras, e me conta histórias nem sempre alegres, por vezes breves, horas outras, profundas, com certas dores mas, faz parte da gente, contextos importantes que nos ensinam a ser melhores, na verdade me ensinam, lições que já não esqueço, traços fortes que forjaram minha personalidade. Me abraça com força, sustenta meu corpo esse que já não é mais o mesmo de antes mas, é meu abrigo, traz em si marcas que só eu, ele e tu conhecemos. Cada cicatriz abrigou em si muito de nós, guarda ainda.
Impossível não pensar em ti com saudade cada vez que olho no espelho, impossível não sentir orgulho de ti pensando no quanto me fez melhor, mesmo quando chorei, quis fugir, me refiz e fiquei...a espera de ti, um tempo que passa, chegada de outra era... São horas e horas, são dias a fio. É um tempo que soma e que passa, nos carrega ou arrasta, e seguimos em frente. Olhar adiante é tão lindo, porque vendo o que ficou pra trás acredito ainda mais em teus milagres, sim, milagres!
Se eu falasse no passado agora muitos iriam sorrir, outros no entanto não iriam entender, poderiam chorar, me olhar e sofrer... Mas isso eu já fiz. Sorri, chorei e por fim entendi. Foi preciso esperar. De mãos dadas contigo vejo minha evolução, tu fez isso por mim, me permitiu crescer, melhorar, renascer depois de tantas barreiras. A dor que me fez sentir ecoou em cada canto meu, lembro de todas vezes em que desejei desistir, quis dar fim a tudo que parecia ser imenso e escuro em tantos compartimentos meus. Foi preciso esperar. Não tinha calma mas de um jeito ou de outro alguma coisa me dizia que sossegasse, fechasse meus olhos e apenas sentisse... Pensei ter enlouquecido quando até o silêncio pareceu ser resposta aos medos que eu tinha. Hoje não tenho mais! Cresci. Amadureci. Sobrevivi e estou bem, muito melhor do que antes, melhor do que um dia eu fui.
Devo isso a ti que moldou as atitudes, transformou meus pensamentos, cuidou do meu coração e me fez ver que sentimentos, emoções, decepção, crescimento, tudo são coisas nossas, só a gente conhece e ninguém compreende, não assim...
Como nós que vivemos uma vida inteira perseverando e aprendendo, e não fosse assim haveríamos todos de morrer sem conhecer um pouco que fosse, das belezas da vida. A IDADE chega e me diz que é tempo de recomeçar, rever os contextos, e deixar que se aproxime tudo aquilo que traz consigo um novo significado dando a vida um outro sentido. Mais leve. Sou grata ao tempo que me trouxe até aqui e me fez entender que... Nada é pra sempre! "
Por Cláudia Oliveira