A importância do uso de adjuvantes agrícolas

Por Regional 24 Horas em 06/07/2023 às 16:28:28

Fonte: EMBRAPA

Uma de nossas primeiras conversas por aqui foi sobre preparação da calda ou mistura em tanque, onde explicamos algumas interações e fizemos as ponderações necessárias para a mistura manter-se na sua máxima eficácia. O uso de defensivos agrícolas é sim, hoje, fundamental para que possamos produzir a ponto de atender a escala populacional; desta forma, torna-se constante a busca por um melhor aproveitamento no uso destes, através da pesquisa e investimento em alta tecnologia; é nesse contexto, que falamos, agora, dos adjuvantes.

O adjuvante agrícola é uma substância ou composto sem propriedades fitossanitárias, adicionado na calda preparada no tanque de pulverização. É usado para proporcionar ou garantir a eficiência de compostos ativos como os herbicidas, inseticidas, fertilizantes, ou facilitar a aplicação destes, por meio da modificação de característica de calda. De maneira mais prática, o adjuvante agrícola atua na barreira natural presente na superfície da planta, a cutícula, que acaba se tornando mais receptível ao defensivo (em processo como absorção por exemplo, facilita a entrada de fertilizantes foliares).

Fonte: EMBRAPA

No mercado, encontramos diversos tipos de adjuvantes agrícolas, variando de acordo com a função a ser desempenhada na sua aplicação. Podemos, basicamente, classifica-los como ativadores ou modificadores de calda. Os adjuvantes ativadores elevam a atividade dos produtos quando adicionados ao tanque de pulverização. Como exemplo destes temos os óleos vegetais e minerais, derivados de silicone, fertilizantes nitrogenados e os surfactantes (que tem a capacidade de reduzir a tensão superficial da gota pulverizada facilitando a absorção do produto). Já os adjuvantes agrícolas modificadores de calda, como o próprio nome sugere, modificam ou alteram as propriedades físicas e/ou químicas da calda, para melhorar a aplicação da formulação. Molhantes, corantes, controladores de deriva, agentes espessantes e adesivos, condicionadores de calda, controladores de ph e antiespumantes são apenas alguns dos muitos exemplos de adjuvantes modificadores de calda.

Por fim podemos perceber que são numerosos os tipos de adjuvantes agrícolas que temos à disposição no mercado. Devemos conhecê-los bem para, sabendo suas finalidades, utilizá-los de maneira correta, reduzindo perdas, maximizando a calda de pulverização e causando o mínimo de degradação ambiental. Ficamos por aqui hoje, mas em uma outra oportunidade vamos detalhar alguns dos principais adjuvantes agrícolas utilizados no campo.

Ficou na dúvida? Entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou whatsapp 55996230220


Éder Neimar Plautz

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Proprietário e responsável técnico +AGRO Serviços Agronômicos

Perito Judicial em Atividade TJ- RS

Dúvidas: [email protected]


02
03