Hidroponia, o trabalho na água

Por Regional 24 Horas em 23/06/2023 às 16:01:42

plataformahidroponia.com/a-hidroponia

Hoje vamos conversar sobre uma técnica muito interessante e que a cada dia ganha mais adeptos e investimentos na produção de hortaliças, a hidroponia.

Basicamente, as plantas precisam de cinco fatores fundamentais para seu desenvolvimento pleno: apoio, água, sol, ar e nutrientes. Com a hidroponia são atendidas todas essas condições sem a utilização do solo? Isso mesmo! A técnica de hidroponia não utiliza o solo no processo de produção das hortaliças; a palavra hidroponia é derivada do grego, e significa trabalho com a água, portanto, neste caso, todo ciclo da cultura será realizado em solução.

As plantas serão cultivadas em estufas, em um sistema fechado (onde a água é reaproveitada, quase na sua totalidade, pelo sistema, percorrendo um ciclo desde a planta até a volta para o reservatório). Esta solução nada mais é do que água com os nutrientes devidamente balanceados bem como, com a disponibilidade de oxigênio e o ph adequados para as plantas. Vejamos que até aqui a técnica já atendeu aos 5 fatores básicos para o desenvolvimento das plantas, temos a estufa (onde controlamos a luz solar), e a solução nutritiva (água, nutrientes, e oxigênio estruturando o apoio necessário), eliminando o uso de solo.

A hidroponia nos dá a possibilidade de potencializarmos a eficácia de alguns fatores no ciclo produtivo, tais como a diminuição de patógenos (visto que o solo é a maior fonte destes) e o controle no balanceamento dos nutrientes, do ph e da temperatura (pois os controlamos constantemente na solução nutritiva), propiciando maior rapidez no fechamento de ciclo (produtos na mesa do consumidor em um prazo mais curto de tempo) e a produção de hortaliças mais limpas e com maior vida de prateleira (apresentam maior durabilidade em comparação às hortaliças produzidas no sistema convencional); estes fatores se somam a uma maior produtividade (duas a três safras por ano a mais, se comparada ao sistema tradicional) e à economia de água (pois neste sistema as perdas ocorrem, apenas, por evapotranspiração).

(Foto: https://plataformahidroponia.com/a-hidroponia/)

Por fim, a hidroponia não apresenta somente aspectos positivos, pois necessita de um investimento inicial alto, para custeio de equipamentos, construção de estufa e cursos profissionalizantes básicos, sendo indispensável investir, para iniciar a atividade, em bancada hidropônica, bombas, insumos, energia elétrica, peagâmetro, reservatório e painel elétrico. Salientando que a hidroponia é uma atividade com uma margem de valor agregado muito boa, mas em termos absolutos são centavos, portanto a escala é fundamental; desta forma um projeto menor levará muito tempo para ser amortizado, já em um projeto com proporções corretas, o retorno é rápido.

Ficou na dúvida? Entre em contato pelo e-mail: [email protected] ou WhatsApp (55) 996230220

Éder Neimar Plautz

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Proprietário e responsável técnico +AGRO Serviços Agronômicos

Perito Judicial em Atividade TJ- RS

Dúvidas: [email protected]


02
03